LHA Advocacia Estratégica Cover Image
LHA Advocacia Estratégica Profile Picture
LHA Advocacia Estratégica
@lhaadvocaciaestrategica
35 pessoas gostaram disso

http://www.gazetadopovo.com.br..../economia/receita-av

Receita avalia que incentivo do Perse pode acabar no 1º semestre
www.gazetadopovo.com.br

Receita avalia que incentivo do Perse pode acabar no 1º semestre

Relatório da Receita Federal mostra que o teto de renúncias fiscais do Perse pode ser atingido no 1º semestre de 2025.

Uso de Localização de Celular Cresce em Ações Trabalhistas, mas Enfrenta Resistência

Apesar de decisão favorável do Tribunal Superior do Trabalho (TST), juristas alertam sobre riscos e recomendam uso proporcional para evitar violações à privacidade.

SÃO PAULO – No início de dezembro (6), um trabalhador foi condenado a pagar multas por má-fé e ato atentatório à Justiça. A decisão ocorreu após o juiz entender que o trabalhador mentiu sobre marcações de horas extras.

Para fundamentar a decisão, o magistrado utilizou dados de geolocalização obtidos de operadoras de celular e do Google. De acordo com especialistas ouvidos pela Folha, o uso desses dados tem se tornado mais frequente em casos trabalhistas com versões conflitantes entre empregado e empregador. No entanto, os juristas alertam que o uso dessas informações deve ser proporcional para não violar a privacidade.

Geolocalização como Prova Chiara de Teffe, professora de Direito Civil e Tecnologia no Ibmec (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais), afirma que a geolocalização pode ser útil em situações específicas. Por exemplo, em ações onde o trabalhador solicita o pagamento de horas extras, a empresa pode requisitar esses dados de operadoras ou do Google. “É uma forma de se obter um dado mais objetivo”, explica. Cabe ao juiz decidir a validade do pedido.

Fabio Chong de Lima, sócio do escritório L.O. Baptista Advogados, observa que o uso de geolocalização é mais comum em processos que envolvem profissionais externos, como vendedores que não trabalham em escritórios. “Por exemplo, o vendedor que alega trabalhar até as 22h, mas a empresa solicita os dados para confirmar essa informação”, afirma.

Resistências e Críticas Pedro Saliba, advogado e pesquisador da Associação Data Privacy Brasil, argumenta que dados de operadoras ou Google não deveriam ser usados. “Esses dados são de uso privado. Quando o dispositivo é corporativo, a empresa pode utilizar o registro de ponto digital, já que o aparelho pertence a ela”, ressalta.

Saliba também aponta que existem alternativas mais adequadas, como aplicativos de registro de ponto, inclusive para trabalhadores externos. Ele classifica o uso de dados de geolocalização como desproporcional, pois esses dados não foram coletados para essa finalidade.

Decisão do TST Em maio, o TST validou o uso da geolocalização como prova em um caso envolvendo a jornada de trabalho de um bancário. A decisão reverteu uma liminar que impedia o Santander de usar esses dados para comprovar a jornada. O bancário solicitava pagamento de horas extras. O colegiado concluiu que a prova era adequada, necessária e proporcional, sem violar o sigilo de comunicações garantido pela Constituição de 1988. A utilização da geolocalização foi limitada aos horários indicados pelo trabalhador.

Segundo o relator, ministro Amaury Rodrigues Pinto Junior, a produção de prova digital está amparada por normas como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a Lei de Acesso à Informação e o Marco Civil da Internet, que permitem o acesso a dados pessoais em situações específicas.

Fonte: Folha de São Paulo

image

https://noticias.stf.jus.br/po....stsnoticias/contrato

Supremo Tribunal Federal
noticias.stf.jus.br

Supremo Tribunal Federal

Por maioria, o Tribunal entendeu que a regra da reforma trabalhista de 2017 não suprime direitos dos trabalhadores.

https://mercadoeconsumo.com.br..../26/12/2024/destaque

Outback, Abbraccio e Aussie reduzem custos com transformação digital e IA - Mercado&Consumo
mercadoeconsumo.com.br

Outback, Abbraccio e Aussie reduzem custos com transformação digital e IA - Mercado&Consumo

Redes Outback, Abbraccio e Aussie modernizam aplicações logísticas e administrativas com soluções na nuvem
Sobre

O Direito & Inteligência de Negócios, uma nova abordagem na aplicação do Direito como ferramenta estratégica potencializando resultados, otimizando processos e principalmente alavancando negócios!