Dúvida: Para o restaurante com faturamento anual de até 3 milhões, qual o regime tributário mais indicado?
Temos 4 lojas que atualmente estão incluídas no regime simples nacional, nenhuma é filial e todas estão em nome de sócios diferentes. Tendo em vista um cenário de grupo econômico, em que as empresas podem ser transferidas para um único sócio, qual a melhor alternativa de regime tribuitário?
obrigado.
Luiz Henrique do Amaral
Parabéns pela sua atenção à gestão tributária dos seus empreendimentos! Essa sua atitude é determinante na busca pela maximização dos resultados de forma lícita e empreendedora.
A sua pergunta quanto a melhor indicação do regime tributário a ser adotado, que aparentemente se apresenta de forma simples e direta, na verdade demanda um pouco mais de atenção e análise que você irá encontrar ao fazer um Planejamento Tributário.
São diversas variáveis a serem analisadas, em seus aspectos legais, perfis dos sócios, situação sócio econômica, planos de expansão, previsão de faturamento, previsão de despesas operacionais, margem de lucro, despesa com mão de obra, envolve até o estudo da compra dos insumos e matérias primas (carga tributária pode influenciar muito o preço final), dentre outros.
Em resumo, existem três principais regimes tributários: Simples Nacional; Lucro Presumido; Lucro Real; com requisitos específicos e gerando consequências tributárias específicas, por isso não existe uma “fórmula padrão”. É preciso observar a situação real e encontrar as melhores adequações aos seus projetos empresariais.
Caso possa colaborar com maiores informações estou à sua disposição!
Luiz Henrique do Amaral
OAB/BA 68.366
Deletar comentário
Deletar comentário ?