Por que contratar agência de Relações Públicas no setor de hotelaria se já "tem público"?

Contratar uma agência de Relações Públicas (RP) no setor de hotelaria, mesmo quando já se tem um público estabelecido, pode trazer diversos benefícios. A nossa sócia executiva e fundadora da ABC Fada ✨ trouxe algumas razões para considerar a contratação de uma agência de RP, mesmo quando um hotel já possui uma base de clientes:

Conquistar selos no Trip Advisor: Não é somente ter um perfil e responder comentários, mas sim criar publicações internas, cativando mais feedbacks dos hóspedes com ações de marketing, como fidelidade ou gameficação, por exemplo;

Gestão Proativa da Imagem: A ABC Agência Boutique de Comunicaçãoi pode trabalhar proativamente na gestão da imagem do hotel, antecipando possíveis desafios e implementando estratégias para manter uma imagem positiva, mesmo em situações adversas;

Aumento da Visibilidade: Mesmo que um hotel já tenha uma base de clientes, é sempre vantajoso expandir a visibilidade da marca para atrair novos públicos. Aqui na ABC desenvolvemos estratégias para aumentar a visibilidade em novos mercados ou entre diferentes segmentos de público;
Gestão de Eventos Especiais: Se um hotel planeja realizar eventos especiais, promoções ou lançamentos, a ABC Boutique desempenha um papel crucial na organização e promoção desses eventos, garantindo uma participação significativa e uma cobertura positiva;

Relações com a Mídia: Aqui na ABC temos contatos e relacionamentos com diversos veículos de mídia. Facilitamos a cobertura da imprensa, garantindo que notícias positivas sobre o hotel sejam divulgadas, o que pode contribuir para a construção e fortalecimento da reputação;

Vivência real nos bastidores de hotéis: Eu, Fada, sócia executiva aqui da ABC, já realizei estágios durante férias enquanto estudava Hotelaria e Turismo há mais de 15 na Universidade, antes de trancar e iniciar Administração de Empresas, onde sou graduada. Trabalhei na área de recepção, monitoria e em restaurantes de parques temáticos no setor de A&B, para entender a diferença entre o que acontece dentro com o que o hóspede deseja encontrar e viver ótimos momentos, seja à trabalho ou lazer.

Quando mencionamos ações de marketing em um dos tópicos acima, é importante ressaltar que o hotel ou a rede #hoteleira possua esse departamento internamente. A diferença entre relações públicas e analista de marketing no ramo hoteleiro reside nas funções específicas que cada papel desempenha:
Relações Públicas: Foca na construção e manutenção de relacionamentos positivos com o público em geral, clientes, jornalistas e outros stakeholders. Lida com a reputação, comunicação e eventos para promover a imagem positiva da empresa.

Analista de Marketing: Concentra-se em estratégias de marketing para atrair e reter clientes. Isso pode incluir publicidade, pesquisa de mercado, análise de concorrência, campanhas promocionais e gestão de mídias sociais.

Ambos os papéis são importantes para o sucesso de um hotel, pois trabalham em conjunto para criar uma presença forte no mercado, atrair hóspedes e manter uma imagem positiva. Em muitos casos, essas funções podem se sobrepor em certos aspectos, e uma abordagem integrada pode ser a mais eficaz.
Quer entender como nós podemos construir uma reputação forte de imagem no setor hoteleiro do seu negócio? Nos escreva através do e-mail da sócia que habla: fada@abcboutique.com.br