A importância do uso do agasalho térmico na câmara fria

A câmara fria é um equipamento destinado à estocagem e manipulação de alimentos e outros produtos que necessitam de controle rígido de temperatura. Uma vez que a temperatura em uma câmara pode facilmente ficar abaixo de zero grau, os profissionais que trabalham neste local precisam utilizar equipamentos de proteção individuais (EPI) contra o frio extremo e umidade do ambiente.
Uma série de problemas pode surgir como resultado da exposição ao frio, afetando especialmente o sistema respiratório e a pele.
O agasalho térmico é um EPI com o objetivo de proteger o trabalhador isolando o corpo do trabalhador e evitando o contato de sua pele com o ar frio, impedindo o congelamento de extremidades sensíveis, hipotermia, queimaduras por frio, entre outras doenças e garantindo a saúde do funcionário.
O EPI deve estar em local adequado próximo a câmara para que possa estar sempre pronto ao uso, limpo e em bom estado de conservação.
Ao empregador cabe cobrar o uso por parte do trabalhador, não deixando que o mesmo execute atividade que tragam prejuízo a sua saúde ou integridade física sem estar adequadamente protegido.
O agasalho térmico deve conter o Certificado de Aprovação (CA) expedido pelo órgão nacional competente a saúde e segurança do trabalho, incluindo os importados. O uso do EPI sem certificação pode acarretar multa ao empregador.
Visando evitar doenças é essencial respeitar as normas de segurança (NR 06) e adotar medidas para garantir a integridade dos trabalhadores. O uso do EPI é um dos principais cuidados obrigatórios além da oferta de treinamento adequado para a equipe.

image