No mundo, o câncer de mama é o câncer mais incidente entre as mulheres. Por essa razão, é importante conhecer os sintomas e fazer a prevenção. Além dos exames de imagem, a prevenção está relacionada também ao controle dos fatores de risco e à promoção de práticas e comportamentos que são considerados protetores.

O dr. Waldeir Jose Almeida Junior, coordenador do Serviço de Mastologia da Rede Mater Dei de Saúde, alertou para o elevado número de pessoas acometidas pela doença e apontou a expectativa de 66.280 novos casos somente no Brasil. Segundo o médico, no Brasil a doença é identificada, na maioria dos casos, em estágios mais avançados, provavelmente pela falta de rastreamento adequado da doença, o que compromete um tratamento menos agressivo.

O dr. Waldeir também é professor da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e faz parte da Diretoria de Políticas Públicas da Sociedade Brasileira de Mastologia. No vídeo, ele explica como é possível reduzir os riscos de contrair a doença com hábitos de vida saudável.

Evitar a obesidade, manter uma dieta com baixa ingestão de gorduras, fazer exercícios físicos regularmente, evitar o álcool em excesso e não fumar são hábitos que contribuem para o não aparecimento do câncer de mama. Mas é necessário, principalmente, os exames preventivos como a mamografia e o autoexame das mamas.


#outubrorosa #câncerdemama #prevenção #autoexame #mastologia #abrasel