“Alimento quente na geladeira danifica o equipamento.”

“Melhor deixar esfriar um pouquinho fora...”

E aí, me conta, como você refrigera seu alimento pós cocção?
Espera esfriar um pouco e depois coloca na geladeira ou sai da cocção/cozimento direto para a geladeira/refrigerador?

Na grande maioria das vezes o manipulador de alimento tem “enraizado” a questão que o alimento que é colocado diretamente para a geladeira/refrigerador pós cocção/cozimento ele vai danificar o equipamento, o que não é verdade. A única coisa que acontece é que o compressor do equipamento irá trabalhar mais para refrigerar aquele alimento e manter sua temperatura.

A forma mais segura de refrigerar os alimentos é retirar o alimento da cocção e levar imediatamente para a refrigeração. A técnica de resfriamento é o processo em que o alimento passa da temperatura de cocção para até 10C no intervalo de 2h. Para isso se faz necessário utilizar cubas/recipientes rasos, pois facilita o alcance da temperatura no centro do alimento e, ao armazenar, deve ser colocado na parte mais alta do equipamento. Nunca coloquem embaixo de alimentos já refrigerados, porque dessa forma você estará possibilitando o aumento da temperatura indesejada de outro produto.
O objetivo de realizarmos o resfriamento adequado é evitar a exposição do alimento na faixa de temperatura denominada Zona de perigo (5 à 60C), nessa faixa de temperatura há grande possibilidade de crescimento de microorganismo, podendo ocasionar uma DTA (doença transmitida pelo alimento) aos clientes.

image