Descarte correto do óleo de cozinha

O óleo de cozinha é um daqueles ingredientes que estão presentes em praticamente todos os tipos de preparo de alimentos. Nas frituras, o óleo é indispensável e utilizado em grandes quantidades. Ele pode ser coado e reutilizado algumas vezes dependendo do tipo de alimento, mas em algum momento ele terá que ser descartado.
Muitas pessoas não sabem, mas o descarte em local indevido do óleo de cozinha pode gerar graves consequências à natureza, uma vez que óleo e gordura não se dissolvem, se tornando um problema para rios, lagos e represas e interferindo negativamente no tratamento de esgoto.
Visando à proteção do Meio Ambiente, a Lei determina que, é proibido o lançamento ou a liberação de poluentes nas águas, no ar e no solo, além de queimar e ou despejar óleo e gordura de fritura queimado em rios, lagos, córregos, aterro sanitários, esgotos, terrenos baldios, em bueiros, etc.

Você sabia que apenas um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água potável¹?
Por isso, é obrigatório que indústrias e estabelecimentos comerciais que produzam alimentos promovam a reciclagem do óleo.
A coleta deve ser feita por empresa registrada, regularizada e certificada que irá disponibilizar para o estabelecimento um recipiente para o descarte do óleo que necessita conter as informações da empresa coletora (nome, endereço, contato, registro e capacidade máxima em litros do galão).
A coleta deverá ser feita pela empresa conforme a necessidade e toda coleta deverá ser realizada por colaboradores uniformizados e com crachá de identificação, o veículo também deve ser identificado.
O estabelecimento deverá manter a nota de retirada do óleo na pasta de documentos para comprovação de que o óleo recebe destino adequado.
Geralmente as empresas ao retirar o óleo “pagam” os estabelecimentos com detergente, água sanitária, e outros materiais de limpeza.
O óleo e gordura coletados são utilizados na produção de sabão, ração animal e biodiesel.
Os estabelecimentos que não estiverem operando de acordo com as normas ambientais poderão sofrer penalizações pela Vigilância Sanitária e órgãos ambientais.

Portanto a reciclagem de óleo significa que utilizaremos menos recursos naturais do planeta, teremos um menor consumo de energia, menos lixo e redução na poluição, além da geração de empregos e economia dos estabelecimentos na compra de produtos de limpeza.

Fonte: SABESP