As vantagens da segurança como serviço para bares, lanchonetes, restaurantes e demais estabelecimentos de comida são inúmeras e neste texto listamos quatro delas.
A começar pelo firewall, que permite separar a rede corporativa usada pelos funcionários da rede disponível aos clientes, além de filtrar todas as requisições.
Mas esse é apenas o primeiro passo e, por isso, o investimento em tecnologia de segurança pode ser um desafio, principalmente os estabelecimentos de comida, que vivem uma migração intensa para o mundo digital nos últimos anos.
Quanto mais dispositivos conectados à rede e estabelecendo comunicação com a web, maior a necessidade de ter um firewall. Na abordagem tradicional, as empresas precisam comprar hardware e software para implantar os recursos de segurança em sua rede. Porém, para diminuir os custos, é possível optar por formatos de contratação como serviço.
O que é o segurança como serviço?
As a service é uma modalidade de comercialização de produtos e serviços a partir de um contrato periódico. No caso de segurança, o estabelecimento fica isento do investimento de propriedade de hardware e software, da folha de pagamento e das horas de suporte, ao contratar um integrador que se responsabilizará por estas ofertas, por exemplo. O restaurante ou bar firma um contrato por tempo determinado e pode mudar o escopo do serviço de acordo com novas necessidades ao longo do tempo.
Confira as vantagens que a contratação de segurança como serviço oferece:
- Investimento pré-definido em recursos variados
Os estabelecimentos devem investir em controles de segurança, seja para manter seu ambiente de TI disponível e com desempenho de qualidade, como para proteger dados. Mas, em alguns casos, o custo de propriedade de hardware pode ser alto para a empresa. Além do produto, há também demanda para um profissional especializado que gerencie a segurança, o que significa uma folha de pagamento mais onerosa.
Mas ao usar o segurança como serviço, surge a possibilidade de investir em diversos recursos uma forma mais flexível e adaptada à sua própria realidade. Com um contrato mensal, anual ou plurianual a empresa tem acesso a tecnologia confiável, a funcionalidades integradas que gerenciam e protegem o ambiente, com suporte especializado, sem necessariamente ter profissionais na sua folha de pagamento e hardware alocado.
Em termos de custo-benefício é um ajuste ideal para pequenos e médias estabelecimentos e, além dos pontos citados acima, essa modalidade pode também diminuir os custos com a manutenção – a depender dos termos de contrato, a responsabilidade pode ser do integrador.
- Capacidade de escalar recursos
Toda pequeno bar, restaurante ou lanchonete quer crescer. E quando chega o momento para aumentar a operação, a infraestrutura de TI e segurança com certeza devem estar no planejamento. O crescimento dos negócios refletirá em investimento e mais recursos para a atender às novas necessidades – mais pessoas no atendimento, mais clientes, mais dispositivos, aumento da infraestrutura de rede, novas aplicações, novos hardware etc.
No formato de aquisição do serviço, é possível atualizar os termos do contrato, adotando novas especificações de segurança à medida que a empresa cresce.
- Garantia de disponibilidade das aplicações críticas ao negócio
A alta disponibilidade é um recurso de extrema importância para evitar a interrupção do negócio. Por exemplo, falhas no funcionamento do firewall podem impedir a conectividade ou expor dispositivos corporativos a tráfegos maliciosos.
O estabelecimento pode optar pelo serviço de alta disponibilidade, sem necessariamente pagar pelo equipamento físico adicional, que será ofertado pelo provedor dentro dos termos do contrato de serviço.
- Aumento da produtividade das equipes
A cultura em pequenas empresas pode ser mais flexível, mas sem perder a produtividade. Entre os recursos que podem colaborar para otimizar o desempenho da equipe estão os filtros de conteúdo web e controle de banda. O primeiro garante a filtragem das páginas web que podem ser acessadas, evitando que os usuários sejam expostos a conteúdo de risco em páginas da internet, enquanto o controle de banda administra recursos de rede para as atividades que são mais importantes em dado momento.