ORIENTAÇÕES SOBRE O ADIAMENTO DAS PARCELAS DO PRONAMPE

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Desde o mês de março, o governo federal autorizou o aumento do prazo de carência do Programa, que financiou mais de R$ 16,4 bilhões para micro e pequenas empresas

No ano de 2020, o Governo Federal criou o PRONAMPE em que diversos MEI’s, micro e pequenas empresas contraíram empréstimos de até 30% de seu faturamento no ano de 2019, com 36 meses de prazo, destes 08 meses de carência, ou seja, iniciaria o pagamento no 9º mês após a liberação do empréstimo.

Porém, em março, o governo federal autorizou o aumento do prazo de carência de 8 para 11 meses. Com esta prorrogação, o pagamento das parcelas inicia a partir do 12º mês.

E o que acontece com o prazo total do financiamento?

O prazo do financiamento continua sendo de 36 meses, logo haverá uma alteração do valor da parcela, pois a quantidade de parcelas que antes era 28, passa agora para 25 meses.

Exemplo:
Contraiu empréstimo de R$ 50mil reais em outubro de 2020, teve carência de 08 meses para pagar, iniciando o pagamento em julho de 2021 em 28 parcelas de aproximadamente R$ 1.989,29, tendo como saldo devedor total o valor de aproximadamente R$ 55.700,00.

Com este aumento do período da carência, o saldo devedor de R$ 55.700,00 passa a ser dividido em 25 parcelas com valor aproximado de R$ 2.228,00.

As demais condições inicialmente contratadas inalteradas.

Somente os Bancos Públicos podem prorrogar o prazo de carência?
Não, todas as instituições financeiras, bancos públicos, bancos privados e outras instituições podem conceder a prorrogação do prazo de carência.

A prorrogação do prazo de carência é automática ou precisa solicitar?
É necessário efetuar a solicitação junto a instituição financeira. Algumas instituições disponibilizam a solicitação da prorrogação por telefone (tele atendimento), aplicativo ou via web, outros somente aceitam a solicitação da prorrogação de forma presencial.

No caso da Caixa, responsável por 41,5% do valor financiado pelo Pronampe, os pedidos poderão ser realizados nas agências concessoras do crédito ou por meio do Internet Banking.

No Internet Banking CAIXA, será́ disponibilizado no espaço destinado aos contratos do cliente, a opção “Solicitar Prorrogação de Pausa PRONAMPE”. O cliente deverá entrar na opção, confirmar a leitura do “Termo de Solicitação de Prorrogação de Pausa PRONAMPE” e após confirmar a leitura do termo, o cliente deverá confirmar a solicitação de prorrogação;

Para contratos que tiveram pagamento de prestação, a prorrogação ocorrerá exclusivamente na agência visto a necessidade de realizar estorno de pagamento. 

Se não contratei empréstimo do PRONAMPE em 2020, posso contratar agora?
No momento, não está sendo contratadas novas operações do PRONAMPE, mas está em tramitação legislação para instituir esta linha de crédito de forma permanente, podendo ser contratada a qualquer momento, mas até o momento ainda não foi aprovado.

Comentários
Helgga Cerqueira 21 sem

show...boa notícia!!