Importância de um plano de negócio para quem vai abrir uma franquia

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Se você deseja investir em qualquer empreendimento, é importante desenvolver um plano de negócio e para franquia, a regra é a mesma. Veja sobre a importância de estruturar esse documento e como elaborá-lo.

Por Marcelo Tristão, Diretor de Desenvolvimento do Bob’s.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIO?

Segundo o IBGE, aproximadamente 60% das empresas terminam suas atividades após 5 anos de funcionamento. Um dos motivos principais é a falta de planejamento. Investimento requer planejamento. Por isso, se você quer ter sucesso, minha recomendação é que comece montando um bom plano de negócio.

Mas, afinal o que é um plano de negócio? Trata-se de um documento escrito, com a função de mapear todas as características da empresa, o que permite visualizar o cenário do qual ela faz parte. Esse conhecimento embasa a tomada das melhores decisões.

Esse plano pode ser usado também para mostrar o panorama da empresa a investidores. A partir dele, é possível fazer projeções confiáveis e trabalhar com mais segurança em relação ao futuro da organização.

 

QUAIS SÃO OS ELEMENTOS DE UM PLANO DE NEGÓCIO?

Veja detalhadamente quais são os elementos fundamentais que compõem esse documento:

  • análise de mercado: detalhes sobre o mercado em que o negócio está inserido;
  • resumo executivo: o objetivo do empreendedor; descrição do negócio: ramo da empresa (franquia de alimentação fora do lar, por exemplo);
  • análise de mercado: detalhes sobre o mercado em que o negócio está inserido;
  • análise competitiva: pontos fracos e fortes dos concorrentes;
  • análise de contexto: aspectos relevantes para o negócio (não precisam, obrigatoriamente, pertencer ao seu segmento);
  • metas e objetivos: objetivos e metas a partir do nicho de atuação e necessidades do negócio;
  • plano de design e desenvolvimento: design do produto, fases de produção, marketing, identidade visual da marca;
  • plano de operações e gerenciamento: funcionamento da empresa;
  • fatores financeiros: recursos necessários para a manutenção dos diferentes departamentos;
  • métricas: para analisar se as metas e os objetivos foram realmente alcançados.

 

E PARA O SEGMENTO DE ALIMENTAÇÃO FORA DO LAR, COMO SERIA O PLANO DE NEGÓCIO?

Depois de mostrar como montar um plano de negócio padrão, acredito que seja importante para quem tiver interesse em diversificar os seus negócios/investimentos, mencionar alguns pontos adicionais que caracteriza o plano de negócio do segmento de uma franquia de alimentação fora do lar, para quem quer se candidatar como franqueado. Vamos a eles:

Aprovação de ponto

O franqueado sugere um ponto, que é submetido a um comitê de aprovação na franqueadora, que realiza diversos estudos e mapeamentos para entender a viabilidade do mesmo e dimensionar a projeção de vendas.

Estudo de retorno

O estudo de retorno, por sua vez, considera aspectos financeiros como:

  • quanto tempo o investimento levará para voltar ao investidor;
  • qual o retorno sobre o investimento que o franqueado vai ter em determinado período.

Área da arquitetura

As franquias devem seguir o conceito arquitetônico da marca, desenvolvendo seus projetos de acordo com identidade visual e especificações passadas.

Equipamentos

Você precisará adquirir os equipamentos adequados para o negócio. O franqueador orientará sobre a compra deles.

Treinamentos

Os treinamentos são outro importante item de planejamento. Os franqueados recebem todo o know-how da marca, envolvendo gestão de estoque, atendimento ao cliente, “segredos” que diferenciam os produtos da marca e administração em geral.

Universidade corporativa

A universidade corporativa qualifica o franqueado e seus funcionários para que se aprimorem cada vez mais no trabalho e se atualizem, para que se engajem definitivamente com a marca e aumentem, assim, as chances de sucesso.

Esse é um assunto bastante amplo de possibilidades, mas espero ter dado a minha contribuição apresentando os principais aspectos de um plano de negócio. Os pontos assinalados são só um exemplo de como orientamos os nossos franqueados na elaboração do plano de negócio de uma franquia do Bob’s. Uma grande franquia no segmento de alimentação fora do lar, com quase 70 anos de uma história de sucesso e mais de 1.000 pontos de venda em todos os estados brasileiros.

Diante de tudo que Bob’s oferece, além é claro, de seu plano de negócio bem estruturado, a marca não para de crescer e inovar, mesmo em tempos difíceis. Entre suas inovações, destacamos o lançamento do conceito contacless, novo formato de atendimento e pagamento, permitindo ao consumidor fazer o pedido pelo aplicativo de delivery e retirá-lo em um locker, armário inteligente que permite a entrega sem a necessidade de contato com funcionários. Ao chegar na unidade, o consumidor digita o código gerado pelo app no painel do locker, que identifica o pedido e destrava o compartimento. Além do lançamento do app próprio de delivery – o “Chama o Bob’s”.

 Ano passado, mesmo diante da pandemia mundial, a rede inaugurou 55 novos pontos de venda.

Aproveite a força da marca Bob’s para prosperar no segmento de alimentação que não para de crescer! Entre em contato pelo WhatsApp: (11) 99165-8570; em nosso formulário no site; ou pelo e-mail, que um de nossos consultores retornará em breve.

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