Importância da eficiência energética na redução do consumo de eletricidade em estabelecimentos comerciais

Comentários · 290 Visualizações

Se você deseja reduzir os custos operacionais ou aumentar sua capacidade de produção com o menor impacto na conta de energia, é importante que conheça como a eficiência energética funciona na prática. Veja sobre a importância de realizar um diagnóstico de consum.

Qual a importância de reduzir o consumo de energia elétrica?

No Brasil, segundo a EPE (Empresa de Eficiência Energética) a maior parte da energia elétrica é obtida através de fontes renováveis, sendo que 65,2% vem de usinas hidrelétricas. Dessa forma, as tarifas podem aumentar devido à baixa média de chuvas em algumas épocas do ano, onde o nível dos reservatórios diminuem consideravelmente, sendo necessário a redução operacional das usinas hidrelétricas e a ativação de outras fontes de energia, como as termoelétricas, que tem um custo elevado de operação, impactando diretamente a fatura dos consumidores de energia elétrica, além de serem mais poluentes para o planeta.

Ainda de acordo com os dados da EPE, 92% da energia utilizada em edifícios comerciais e públicos é a eletricidade, isso significa que a realização de quase todas as atividades nesses locais dependem de energia elétrica, podendo caracterizar um alto consumo mensal devido aos equipamentos utilizados, seja para refrigeração de alimentos, climatização de ambientes ou aquecimento de água.

Nesse cenário, consumir energia elétrica de forma eficiente e consciente, principalmente em períodos de escassez hídrica e aumento da tarifa, gera uma redução de consumo de eletricidade e consequentemente nos custos da fatura. Além disso, evita que mais usinas que utilizam combustíveis fósseis, que poluem o meio ambiente, sejam postas em operação. Para alcançar uma redução de consumo significativa, o uso de práticas de eficiência energética pode ser a melhor saída, considerando um investimento acessível e adaptável a realidade de cada negócio. Para isso, é necessário realizar um diagnóstico de consumo e elaborar um plano de ação personalizado, que apresente as iniciativas de eficiência energética, acompanhe os resultados ao longo do tempo e gere valor para o negócio.

 

Como realizar um diagnóstico de consumo e plano de ação?

Para realizar o diagnóstico de consumo é necessário o levantamento de alguns dados, além do conhecimento das atividades e operação do estabelecimento, os principais dados são:

  • Nome da concessionária de energia da localidade;
  • Consumo médio do estabelecimento dos últimos 12 meses, que pode ser obtido do cálculo de média simples do histórico da fatura de energia mais atualizada;
  • Atividades realizadas no estabelecimento;
  • Quantidade de equipamentos que consomem eletricidade, por exemplo, lâmpadas, geladeiras, motores elétricos, bombas, etc.;
  • Potência consumida (em kW) de cada equipamento e a quantidade de horas em atividade;
  • Consumo (kWh) mensal dos últimos 12 meses;

 

Esses dados podem ser compartilhados com especialistas em eficiência energética que devem criar um plano de ação personalizado para o seu negócio. Pensando em oferecer um serviço acessível para todos os estabelecimentos comerciais que tenham interesse em economizar energia e contribuir para um mundo melhor, a Ambev  em conjunto com a Schneider Eletric e GEBRAS criou o SaveE – Sistema de Autoavaliação da Eficiência Elétrica, uma plataforma 100% gratuita onde é possível realizar o cadastro de empresas que tenham um CNPJ ativo. Sua utilização é simples, basta inserir os dados para diagnóstico e com base nas melhores práticas de eficiência energética já utilizadas na Ambev e conhecimento de especialistas é disponibilizado um plano de ação personalizado para cada negócio.

Além disso, é possível fazer a gestão dos dados de consumo durante os meses, avaliando a economia obtida após a implementação de cada iniciativa do plano de ação, facilitando sua visibilidade e controle dos custos de energia elétrica no estabelecimento. Para iniciar o cadastro, acesso:  https://savee.ambev.com.br/.

 

Vamos juntos, por um futuro com mais razões para brindar!

Comentários