Tem dúvidas sobre como fazer o lançamento do seu bar? Confira nossas dicas!
Ao abrir um negócio, esteja ciente de que as primeiras impressões têm um grande impacto na forma como ele será recebido pelo público
Com a identidade do bar definida, a decoração em dia e o time pronto para colocar a mão na massa, chega um momento crucial: o lançamento! Para que ele seja um sucesso e traga retornos positivos, é importante utilizar o marketing estrategicamente a seu favor. Veja 6 dicas quentes que vão te ajudar nesse processo:
- Defina o orçamento
A forma como o seu plano de marketing será estruturado depende do valor disponível para investir nessa iniciativa. Estipular a verba irá facilitar o controle financeiro, impedir que os gastos se excedam e permitir uma distribuição adequada entre cada elemento que compõe o planejamento.
- Analise a concorrência
Aprender com os próprios erros é fundamental, mas aprender com erros de outros é mais vantajoso. Se atente para os equívocos e os acertos dos concorrentes na comunicação com o público e aplique esses conhecimentos na sua estratégia. O processo de captação de clientes começa antes do lançamento e precisa ser bem feito para que o engajamento se converta em bons resultados na inauguração do estabelecimento em diante.
- Identifique os melhores veículos para divulgação da sua marca
O plano de marketing e comunicação é formulado conforme o público alvo do bar ou restaurante. Portanto, a divulgação do estabelecimento precisa atender o critério do veículo mais adequado para alcançar seu público. Para acertar na escolha, faça uma pesquisa de mercado.
Se você deseja atrair um público jovem, por exemplo, já deve esperar que o meio virtual seja o mais indicado. Quais são os sites mais acessados por seus possíveis clientes? Qual deles traria maior custo-benefício ao veicular um anúncio do seu lançamento?
- Abuse das redes sociais
Segundo a pesquisa Digital 2022 – Brasil*, realizada pelo site We Are Social em parceria com a ferramenta Hootsuite e divulgada na plataforma DataReportal, o tempo médio que dedicamos às redes sociais no país é de 3 horas e 41 minutos. A conexão com as mídias se sociais se tornou imprescindível para que empresas cultivem sua popularidade e atinjam uma proximidade maior com o cliente.
A presença online, além de criar uma vitrine para o seu negócio, é uma ferramenta que irá estimulá-lo a se manter relevante. Por meio dela, se torna mais fácil desenvolver um trabalho de branding (ações de gestão e impulsionamento de marca).
O mesmo estudo revela que o Instagram é a segunda rede social mais popular entre brasileiros, ficando atrás apenas do Whatsapp. Este é, portanto, um canal praticamente obrigatório para divulgar sua marca. O Facebook, por exemplo, também continua com uma forte adesão no país. E quais são as redes mais utilizadas pelo seu público alvo?
- Invista e chame atenção para o seu diferencial
As redes sociais e os demais veículos selecionados para a divulgação do estabelecimento, caso haja, precisam realizar uma comunicação que seja estratégica: você deve falar a língua do seu cliente.
Essas plataformas proporcionam uma oportunidade de trabalhar o seu diferencial e apostar nele enquanto fator de atração de público. Você deve usá-las para estabelecer um diálogo com o cliente e promover o que torna a sua marca única!
Hamburgueria Rock ‘n Roll Burger em São Paulo
- Faça uma campanha de teasers
O termo em inglês corresponde à antecipação de uma amostra do que será apresentado ao público, com o objetivo de atiçar a curiosidade e atrair o interesse. É uma excelente técnica para movimentar o lançamento do bar ou restaurante: o cliente tem acesso a um “gostinho” do que está por vir e desperta a vontade de conhecer melhor o seu espaço e o que ele tem a oferecer.
Compartilhe imagens e vídeos (reels) no Instagram do bar, por exemplo, revelando algumas surpresas. Tente limitar o que você transmite na postagem para manter o mistério e instigar o público a fazer a descoberta.
Fique de olho
O lançamento foi bem-sucedido e superou as expectativas? Você pode respirar com alívio e pensar “deu tudo certo!“, mas não descuide: essa impressão não pode se transformar em uma sensação de segurança inabalável que te leve a baixar a guarda. Ela deve ser interpretada como um motivador!
É preciso manter o padrão de excelência com o qual a sua marca se apresentou ao público. Concluída a fase de lançamento, tenha foco no planejamento e busque meios para que o estabelecimento permaneça relevante em sua comunidade. Não deixe de aproveitar as oportunidades para gerar engajamento!
*Pesquisa de referência: https://datareportal.com/reports/digital-2022-brazil