Você sabe qual é a diferença entre Segurança dos Alimentos e Segurança Alimentar?

Comentários · 198 Visualizações

A maioria das pessoas pensam que é a mesma coisa, porém não é bem assim. Então nós vamos te ajudar a entender a diferença entre esses dois termos.

Quem convive no dia a dia com o ramo de alimentos já ouviu muito falar essas palavras: segurança de alimentos e segurança alimentar, muito provavelmente já confundiu as duas coisas ou achou que tinham o mesmo significado.

Mas não é bem assim, apesar de falar de alimentos em ambas as situações, e as duas terem sim relação, temos diferenças entre essas expressões.

Segurança do Alimento é o termo que utilizamos para as medidas de controle de qualidade e segurança do alimento, ou seja, são ações de controle afim de evitar alguns riscos como o químico, físico ou ainda os riscos biológicos à saúde do cliente/consumidor. Algumas das ações que são utilizadas com o objetivo de promover a segurança dos alimentos são: implantação de boas práticas no serviço de alimentação, capacitação da equipe quanto aos cuidados na higiene pessoal, higiene no local de trabalho, controle de temperatura dos alimentos, controle no recebimento das mercadorias e cuidados no armazenamento. Esta prática tem o intuito de realizar o controle de todas as etapas da cadeia produtiva, desde o campo até a mesa do consumidor.

Segurança Alimentar diz respeito ao direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente e sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais através de Implementação de políticas públicas e boas práticas de produção agrícola para a garantia de alimentos saudáveis para toda a população.  

Os projetos para segurança alimentar, na Agenda 2030, tem como um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) a fome zero e a agricultura sustentável.

Valen.Conex_Post-26-07_3

 Este objetivo, visa acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

 

E agora, você já sabe a diferença? 

Ficou alguma dúvida, se sim, me conte que eu posso te ajudar.

Comentários