1ª Dica: Faça um levantamento de gastos gerais, de possibilidades e de rentabilidades sobre tudo que diz respeito ao delivery. Quanto mais detalhado e completo, melhor!
A intenção é você se preparar para o que está por vir, então, prever tudo que você vai ter que lidar, já é um ótimo primeiro passo. Pense desde o produto que você vai vender até a concepção de um espaço com as vendas.
Algumas perguntas interessantes que podem te guiar nessa fase inicial:
- Qual produto vou mexer? Quais os gastos ao entorno de todo fase de execução dele? (Desde materiais, mão de obra, até a entrega com as embalagens?
- Qual o meu público?
- Onde eu vou fazer isso?
- O espaço está preparado para atender a todas as demandas?
- Qual a estimativa de entregas diárias e semanais? Sua cozinha tem capacidade de aguentar a demanda ou será necessário reformular-lá?
Lembre-se: Não necessariamente o perfil do consumidor que pede a comida em casa será o mesmo que aquele que vai ao estabelecimento presencialmente.
2ª Dica: Faça um cardápio específico para o seu sistema de Delivery.
Algumas perguntas importantes para levar em consideração:
- Consigo oferecer no delivery todas as opções da casa ou preciso reduzir as opções de menu?
Lembre-se: Delivery vai elevar o seu negócio, mas irá complexificá-lo também, por isso, quanto mais prática e objetivo você for, melhor.
- Como vai ser a apresentação das refeições?
- Quais embalagens serão utilizadas para garantir a qualidade dessa apresentação, bem como a temperatura e a segurança do alimento?
3ª Dica: Escolha uma plataforma de delivery de acordo com o seu empreendimento.
Como você pode pensar isso: responda essa pergunta:
- Como serão feitas as vendas? O estabelecimento terá ferramentas próprias ou de terceiros? Como será o sistema de entregas?
A gente sabe que os aplicativos são uma ótima solução para o delivery, mas existem outras soluções também, você sabia? Alguns restaurantes possuem a própria sistematização de delivery com call center, motoqueiros e até mesmo aplicativo exclusivo.
4ª Dica: Divulgue antecipadamente o novo serviço em redes sociais, por exemplo, gerando a curiosidade do seu público.
Você pode ter certeza que terá mais sucesso quando abrir o seu delivery se você investir nessa parte de divulgação e de interação com o seu público. Faça ele te ajudar nessa construção. Pergunte para ele o que não pode faltar no cardápio, quais os melhores dias e horários para funcionamento, mostre o espaço para eles. Tudo isso será credibilidade, intimidade e fidelidade dos seus clientes.
Dica de ouro: Um dia antes de abrir o delivery, forneça um desconto para o seu público para engajar as vendas.
5º Dica: Estruture um bom espaço físico que comporte a nova demanda do delivery.
Primeiro, responda algumas perguntas?
- A intensidade de circulação dos funcionários será alterada para atender ao delivery?
- Seu espaço comporta esse novo fluxo?
- Onde as refeições serão embaladas?
- Vai ter um espaço de espera?
- Há lugar para reservar os materiais exclusivos do delivery?
- Como será feita a entrada e a saída de entregadores em motos/bicicletas no estabelecimento?
E aí, seu espaço vai precisar de reforma? Chama a gente para te ajudarmos nesse sucesso que será o seu delivery.
Pizzaria Patusco Delivery - Primeiro Traço