Quais são as vantagens trazidas aos negócios que seguem à risca a segurança dos alimentos?

Comentários · 764 Visualizações

A segurança dos alimentos está totalmente associada a qualidade do produto ofertado, pois através dela conseguimos oferecer produtos bonitos, nutritivos e saudáveis que não ofereçam risco aos clientes

Vamos começar com a definição de Segurança do Alimento? O que é? Por que é importante saber? Vem comigo...

É o termo que utilizamos para as medidas de controle de qualidade e segurança do alimento, ou seja, são ações de controle afim de evitar alguns riscos como o químico, físico ou ainda os riscos biológicos à saúde do cliente/consumidor.

Algumas das ações que são utilizadas com o objetivo de promover a segurança dos alimentos são: implantação de boas práticas no serviço de alimentação, capacitação da equipe quanto aos cuidados na higiene pessoal, higiene no local de trabalho, controle de temperatura dos alimentos, controle no recebimento das mercadorias e cuidados no armazenamento. Esta prática tem o intuito de realizar o controle de todas as etapas da cadeia produtiva, desde o campo até a mesa do consumidor.

A segurança dos alimentos está totalmente associada a qualidade do produto ofertado, pois através dela conseguimos oferecer produtos bonitos, nutritivos e saudáveis que não ofereçam risco aos clientes. Infelizmente, quantos de nós já não nos deparamos com um alimento azedo? Ou até mesmo com um fio de cabelo? Isso ocorre quando o local não realiza uma manipulação segura, não há cuidados no armazenamento, controle de temperatura ou não colocam a data de validade do produto. Essas eventualidades acabam trazendo reflexos negativos como a perda de clientes, redução no faturamento, constrangimento da equipe com o cliente além da perda de prestigio e reputação do estabelecimento.

Através das boas práticas na manipulação de alimentos por meio de treinamentos e orientações implantadas nos estabelecimentos, podemos reduzir o desperdício e aumentar o lucro. Isso mesmo! Com uma manipulação segura e temperatura adequada o alimento se mantém próprio para consumo, garante a qualidade e segurança do alimento, favorecendo assim a redução do índice de produtos descartados por estarem inadequados para o consumo.

E aí, me conte, quais os desafios que você tem na sua empresa quanto a segurança dos alimentos?

Comentários