Mandioca: aipim, macaxeira ou maniva

Comentários · 68 Visualizações

Importante produto nacional, a mandioca é cultivada em todos os estados brasileiros, e está entre os oito primeiros produtos agrícolas do país, em termos de área cultivada, e o sexto em valor de produção. No mundo, o Brasil é o segundo maior produtor.

Dia Nacional da Mandioca, comemorado no dia 22 de Abril, marca um dos produtos mais presentes na mesa e na vida dos brasileiros.

Símbolo da cultura alimentar do país, nativa do Brasil, a mandioca é a base da alimentação de várias comunidades tradicionais e em todo o território do país. Conhecida por vários nomes a depender da região do país, como aipim e macaxeira, ela origina diversos produtos derivados que são consumidos diretamente ou utilizados como receitas em todo o país.

Existem no Brasil atualmente duas Indicações Geográficas (IGs) registradas para o produto farinha de mandioca, na espécie Indicação de Procedência (IP): Cruzeiro do Sul, no Acre, e Uarini, no Amazonas. Além dessas, há mais uma IG relacionada à mandioca: a São Tiago para biscoitos, em Minas Gerais.

Existe ainda um processo tramitando no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para registro da Indicação de Procedência Bragança para o produto farinha de mandioca, no do Pará. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) tem levantadas mais oito regiões potenciais IG no Brasil para o produto farinha. A Tiquira, produto típico do Maranhão, que é uma aguardente de mandioca, também se configura como um produto potencial para registro de IG.

Fonte: Notícias Agrícolas

 

Comentários