COMO FAZER UMA ANÁLISE DE MERCADO E DEFINIR UM MODELO DE NEGÓCIO

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Confira abaixo dicas para te ajudar a definir o melhor modelo de negócio.

E o que é Análise de Mercado?

 A análise de mercado é um procedimento de avaliação e identificação de vários fatores e condições internos e externos em um mercado dentro de um nicho específico. Escalei aqui os principais insights obtidos com a análise de mercado que no geral estão relacionados ao tamanho do mercado; as tendências de crescimento; ao público-alvo; aos cenários competitivos, objetivos empresariais.

O tema em questão é dinâmico, em movimento constante. Essa, sem duvida, é uma questão que abraça muitas, muitas outras perguntas importantes.  Existem no mercado muitas ferramentas que nos auxiliam nesta jornada e vou citar algumas delas:

  • 5W2H;
  • PDCA;
  • Análise SWOT/FOFA;
  • Canvas;
  • Matriz BCG;
  • Matriz de Ansoff;
  • Guia PMBOK;
  • Cinco forças competitivas de Porter;
  • Princípio de Pareto 80/20;
  • KPI;
  • Mapa mental;

Todas estas e outras mais são ótimas para orientar e guiar o planejamento, a implementação, aplicação, gestão e analises. Qual escolher vai depender do nível de maturidade que você se encontra versus o desafio que tem pela frente enem sempre é claro onde você pode obter os insights de mercado para informar suas estratégias de vendas, desenvolvimento de negócios e marketing. Para todas as ferramentas que auxiliam na analise de mercado e definição de modelo de negócios, é necessário disciplina, muita persistência, e alto coeficiente de adversidade. Hoje eu escolho o Canvas para explorar. Minha escolha é pela fácil modelagem e visualização do “todo” que planeja diante aos olhos, uma visão geral em uma única imagem. O Canvas em sua metodologia desenvolve os seguintes pontos para serem estratificados pelo empreendedor:

  • Parceiros chaves do negocio; (seus fornecedores, seus distribuidores, apoiadores e entusiastas).
  • As Atividades chaves do negocio; (o que oferecerá como diferencial o MKT, tipo de atendimento).
  • Os Recursos chaves necessários; (cozinha equipada, pessoas, alimentos de qualidade, o entorno e acessos).
  • A Proposta de valor; ( o conceito do seu negocio bem definido ).
  • Os tipos de relacionamentos com clientes; (comunidades on line, redes sociais).
  • Os Canais de comunicação e vendas; ( Comunidades especializadas, redes sociais, blogs de 3ºs ) O Segmento; (estilo e conceito alinhados com a demanda / oportunidades)
  • A estrutura de custos; (funcionários, fornecedores, impostos).
  • As fontes e receitas; (de onde virá suas vendas; quanto mais detalhado melhor).

Por onde começar?

Comece mensurando o tamanho e metas do negócio. Há muitas maneiras de alcançar as metas de negócios e sua empresa provavelmente entende seus objetivos empresariais. Como estamos falando sobre abordagens para análise de mercado baseadas em dados, podemos utilizar da Tática de Fatores Críticos de Sucesso. Em poucas palavras, a análise é uma técnica que uma empresa pode usar para apontar áreas que são essenciais para cumprir a missão e os objetivos da empresa. Obviamente, os fatores críticos de sucesso variam de empresa para empresa, mas existem alguns padrões comuns. fatores que derivam das características do setor. Coisas como avanços tecnológicos; sazonalidades e logística. As estratégias competitivas de posição no setor: dependendo da atividade do concorrente e de fatores organizacionais internos, como estrutura de gestão, dados demográficos do cliente, finanças da empresa e muito mais, cada empresa vai definir seus próprios fatores de sucesso em relação a sua concorrência e o setor como um todo.

O tamanho do mercado é o número de pessoas ou empresas que podem ser contadas como potenciais compradores de um determinado produto ou serviço. A avaliação do tamanho do mercado pode fornecer uma estimativa do tamanho do público, do volume potencial de vendas e do fluxo de receita. Existem alguns métodos de medição, mas vamos delinear duas abordagens diferentes que você pode adotar dependendo do seu orçamento, tamanho / tipo de empresa e particularidades do setor.

Utilize de relatórios da área de mercado/governo; as empresas de informações técnica estatística, dados e medição como Gartner e Nielsen e Statista, são fontes valiosas de informações detalhadas sobre o mercado e o segmento que quer explorar. As associações comerciais industriais e os dados financeiros divulgados por grandes concorrentes listados publicamente também podem revelar alguns números sobre o tamanho do mercado.

O constante exercício de identificar tendências de mercado e taxa de crescimento, pois essa métrica nunca é constante. O crescimento e as tendências do mercado são informações essenciais que precisam ser revisadas regularmente para que você possa tomar medidas oportunas e ajustar suas estratégias de negócios e marketing de acordo.

Você precisa entender o quão rápido o mercado está crescendo, qual é o seu potencial de crescimento e se ele está geralmente em alta ou em baixa.

Busque analisar os concorrentes em detalhes para obter uma vantagem sobre seus concorrentes, você precisa ter uma compreensão de seu cenário competitivo para encontrar o melhor lugar para sua marca no mercado. Análise das Cinco Forças de Porter oferece uma base sólida para analisar não apenas os concorrentes, mas também os fatores que afetam a concorrência - de novos participantes a rivais existentes a produtos e serviços adicionais que você pode não ter considerado. A análise das cinco forças de Porter avalia oportunidades e riscos com base em cinco fatores essenciais do setor:

  • A intensidade do cenário competitivo;
  • Nível de poder do fornecedor;
  • Custos de entrada / saída do comprador;
  • A ameaça de produtos substitutos;
  • Facilidade de acesso ao mercado para novos

Necessário a identificação do público certo e para isso você precisa começar com características básicas (geográficas, demográficas, psicográficas e outras). Ou seja, todas as coisas que têm a ver com a descrição da persona do comprador. Na seqüência de definir as personas do comprador, você precisa começar a segmentar seu público-alvo com base em necessidades semelhantes ou recursos de demanda para fornecer experiências de cliente personalizadas e mais direcionadas.

Na busca da identificação do publico correto, é fundamental a Definição de Persona; a pesquisa da persona do comprador é um processo que ajuda você a entender quem são seus clientes-alvo e como alcançá-los. No geral, esse personagem fictício deve obter as seguintes características: Você pode fazer a divisão como quiser, mas aqui estão os principais critérios de segmentação de clientes amplamente usados em várias empresas:

Geográfico: país / cidade, urbano / rural etc.

Demográfico: idade, religião, gênero, renda, tipo socioeconômico, educação, tamanho da família / status.

Psicográfico: estilo de vida, interesses, hobbies, opiniões, influenciadores.

Comportamental: estágio da jornada do comprador, características de fidelidade à marca, sensibilidade ao preço, estilo de compra, taxa de uso.

Mídia: mídia social / TV / jornais / preferências de mecanismo de pesquisa.

Benefício: atendimento ao cliente, qualidade e outras expectativas específicas. 

Caminhando para o encerramento vejo aqui que é muito importante avaliar fatores internos e externos. As etapas que você passou anteriormente para realizar uma análise de mercado devem  ter revelado uma ampla gama de insights que você precisa levar em consideração antes de finalizar seus planos e estratégias de negócios, vendas e marketing. A última etapa é reunir suas descobertas e organizá-las para avaliar como:

  • Aproveitar suas vantagens;
  • Eliminar suas fraquezas;
  • Aproveitar as oportunidades de mercado;
  • Minimizar o impacto de quaisquer ameaças.

Aqui a sugestão é você fazer uma análise SWOT que é provavelmente a estrutura de análise estratégica mais popular. Ela permite considerar os pontos fortes e fracos de sua empresa, ficando de olho nas oportunidades e ameaças. A vantagem da análise SWOT é que ela oferece uma visão geral dos fatores internos e externos que podem afetar seus modelos de negócios e marketing ou de outra área da empresa que de para aplicar a ferramenta e fazer a analise.

Entre os Pontos fortes, liste as características do seu negócio que proporcionam uma vantagem competitiva.

Em Fraquezas, descreva as características que o colocam em uma posição mais fraca em comparação com seus concorrentes.

A caixa Oportunidades deve ser preenchida com insights baseados em dados que sua empresa pode aproveitar para aumentar as vendas e lucratividade e expandir a participação no mercado.

Ameaças são elementos internos e externos que podem afetar potencialmente negativamente o seu negócio - desde a chegada de empresas fortes às mudanças nas regulamentações governamentais.

Bem, para finalizar, esteja consciente de suas escolhas e das renuncias que serão exigidas. O mais importante ressalto é a disciplina em constantemente rever seus planos sempre de maneira sistêmica e lógica. Evite a todo custo que suas emoções entrem no processo de coleta de dados e analise de informações e seu planejamento. O engajamento e a profundidade do interesse é que fará a diferença no tempo para alcançar os resultados esperados. Se precisar de uma mentoria, consultoria e ou aconselhamento profissional, entre em contato pelo e-mail felipeleroy@gmail.com ou pelo WhatsApp 31 991782233.

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