Conheça os conceitos básicos de Economia Circular

Comentários · 1781 Visualizações

O que é economia circular? O que isso tem a ver com o meio ambiente? Isso você vai descobrir nesse artigo.

O termo “Economia Circular” surgiu pela primeira vez em 1989 no artigo dos economistas ambientalistas britânicos David W. Pearce e R. Kerry Turner, porém ganhou força na década de 2000. A premissa da Economia Circular é romper com a antiga ideia linear de produção e consumo que consiste em extrair, processar, usar e descartar (sendo o descarte correto ou não), substituindo por um modelo mais sustentável e eficiente.

Este conceito linear desconsidera que os recursos naturais são finitos e se nós não os utilizarmos de forma sustentável, no futuro não tão distante eles serão esgotados. A previsão da World WWF (Wide Fund for Nature) é que por consequência do esgotamento dos recursos naturais, os níveis de qualidade de vida começarão a diminuir por volta de 2030, se as medidas consideradas imediatas não forem realizadas. Além disso, isso implica na enorme produção de resíduos, que o meio ambiente, sozinho, não consegue decompor e fechar o ciclo.




Fonte: Carinho Ecogreen


Já na lógica circular o objetivo é manter os recursos utilizados na cadeia de produção e consumo. Esse conceito engloba a minimização de extração de recursos, a reflexão sobre os serviços e design dos produtos, a implementação da reutilização e reciclagem, a promoção do aumento da eficiência de produtos e otimização de recursos.    



Fonte: Carinho Ecogreen

A economia circular não se limita apenas a gestão de resíduos e a reciclagem, mas engloba todo o desenho de processos como o combate ao desperdício, que vai desde planejar e seguir a ficha técnica de pratos e bebidas ao aproveitamento da luz natural pelo bares e restaurantes, entre outras ações.

O uso eficiente dos recursos naturais e a diminuição da geração de resíduos trazem ganhos financeiros, sociais e ambientais.

Segundo a pesquisa feita pelo IBM (International Business Machines Corporation) em parceria com a NRF (National Retail Federation), cerca de 62% dos consumidores estão dispostos a mudar os seus hábitos de consumo para reduzir o impacto no meio ambiente, além disso metade desses entrevistados estão dispostos a pagar até 70% a mais pela sustentabilidade. Se atentar a essas práticas ambientais é estar atualizado com o consumidor e o mercado, fundamental para todos os negócios.

Para saber mais sobre o assunto, acesse a comunidade sobre Economia Circular: https://redeabrasel.abrasel.com.br/economiacircular

Comentários