Ei garçom! Estude seu o cardápio.

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O cardápio é um veículo de informações de um restaurante e tem por finalidade auxiliar os clientes na escolha de alimentos e/ou bebidas devendo ser elaborado para estimular o apetite, seguindo algumas regras de ordem dos itens, você terá um cardápio vendedor.

Com o avano da tecnologia o seguimento de bares e restaurante no poderia ficar de fora e com a pandemia, o cardpio digital veio com tudo, talvez no substituir de vez o fsico, sugiro tem mantenha os 2, sempre aparece clientes que tem resistncia ou dificuldade no manuseio de dispositivos eletrnicos.

Foi-se o tempo que o garom era somente um tirador de pedido e abridor de bebidas, novas habilidades tem sido incorporadas a esses profissionais, alm de serem bons ouvintes de histrias e confidncias, so agora fotgrafos de celulares registrando os melhores momentos, contudo um atendente de restaurante precisa ser um consultor de vendas oferecer o melhor e o mais adequando, diante de cada cliente quanto entra no seu estabelecimento, entretanto vender muito mais que somente oferecer um produto, requer esta munido de informaes importantes, tirar dvidas e quebrar objees que possam surgi durante um atendimento.

A maioria dos cliente que vo para um restaurante no sabem o que vo comer, mesmo que voc v para um pizzaria muitas vezes ainda precisa escolher qual sabor, se com borda ou sem borda, massa fina ou grossa e et.

Como bom vendedor, o garom precisa ser comunicativo devendo conhecer o cardpio de todo o estabelecimento, para passar informaes de forma segura e assertiva, sabendo instigar o cliente e sugerir de forma que inspire a fazer escolhas deliciosas.

Principais informaes que o atendente precisa ter na ponta da lngua para responder.

  • Quanto tempo leva essa prato para ficar pronto?

Cada prato tem o seu tempo de preparo, quando a casa estiver cheia fornea um tempo maior, enquanto o cliente aguarda o seu pedido ser confeccionado interessante sugerir uma entrada enquanto espera seu pedido chegar.

  • Serve para quantas pessoas?

Em alguns restaurantes existem os pratos para serem compartilhados, algumas vezes um prato que serve 2 pessoas costumam querer comer 3 ou at mais nesse instante cabe o garom oferecer uma opo maior para que todos possam se alimentar de forma adequada ou sugerir mais acompanhamentos extras para complementar o pedido.

  • Quais ingredientes leva nesse prato?

Alguns clientes tem restries alimentares e no podem consumir determinados tipos de produtos, entretanto o garom deve conhecer o insumos usados na preparao das receitas bem como as tcnicas de coco usadas, assim pode evitar possvel problemas e sugerir itens do menu que atenda ao perfil daquele cliente.

Mesmo quando o cliente prefere outra opo da qual tentou-se a venda, sempre elogie a escolha, afinal de contas e obrigao do restaurantes preparar e servi o melhor. Recomendaes Sempre que contratar algum novo entregue uma cpia do cardpio e solicite que estude e de tempos em tempos, rena-se com sua equipe, faa uma degustao de alguns pratos e de preferncia individualmente com cada um (para evitar frustraes) e faa uma sabatina pergunte sobre o cardpio como a composio dos pratos, o que ele recomendaria para um tipo x de cliente, quais so os melhores acompanhamentos para determinados pratos, quais so as comidas, bebidas e sobremesas mais lucrativas da casa , assim sua equipe vai dominar seu cardpio.

Esse artigo foi criado em parceria com Nilton Araujo. Conhea o trabalho dele em: @niltonaraujo.assessoria

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