Com cada vez mais opções de pagamentos, o consumidor dispõe de mais praticidade na hora de comprar suas refeições, com jornadas que seguem evoluindo de forma mais fluida, ágil e segura. Afinal, junto com a tecnologia, é preciso também aumentar os cuidados quando falamos em pagamentos físicos, digitais ou por aproximação.
Um bom exemplo dessa evolução e que ganha cada vez mais adeptos são os pagamentos por NFC (Near Field Communication – algo como Comunicação de Campo Próximo). Tal tecnologia vem conquistando espaço desde a pandemia, evitando contatos desnecessários, e acabou caindo no gosto dos brasileiros – seja por aproximação de cartões, celulares ou smartwatches.
Já o Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, também vem numa crescente popularização desde que surgiu, em 2020. Em setembro de 2021, a modalidade surpreendeu as instituições financeiras, pois suas transações superam a soma das realizadas por boletos, TEDs, DOCs e cheques.
Conforme estudo realizado pelo Instituto Baymart, um dos motivos indicados por consumidores para desistir de uma compra é a falta de opções de meios de pagamentos, o que deixa claro que este é um quesito relevante e, portanto, a ser considerado pelo varejo alimentar. Isso quer dizer que, ao oferecer possibilidades aos clientes, há uma chance maior de conquistá-los.
É o que reforça a pesquisa realizada em julho de 2022 pela Sodexo Benefícios e Incentivos em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL –, que ressalta que 70% dos estabelecimentos entrevistados disseram perceber uma tendência de crescimento nas solicitações de pagamento por aproximação. Entre os consumidores entrevistados, 40% já realizaram transações por aproximação e destes mais de 70% sentem-se seguros e confortáveis com este meio de pagamento. A pesquisa da Sodexo com a Abrasel também identificou que 72% dos estabelecimentos brasileiros de alimentação fora do lar já se adequaram para aceitar o pagamento por aproximação.
Pioneira na implementação do NFC no segmento de benefícios, a Sodexo registrou crescimento de 377% no número de transações ao comparar os meses de março/23 versus março/22. A empresa, aliás, é a única do setor no Brasil a disponibilizar uma solução própria para o uso da tecnologia na plataforma Android, por meio do aplicativo Sodexo Club e, além disso, também oferece integração com o Apple Pay para os usuários do iOS.
Apesar de ainda ter um longo caminho a percorrer em relação à inclusão financeira, o Brasil é o país com a melhor taxa de bancarização entre as maiores economias da América Latina, de acordo com um levantamento da Dock, empresa de soluções tecnológicas para o mercado de meios de pagamentos. Além disso, o acesso a bancos e fintechs por meio de contas digitais aumentou significativamente entre 2017 e 2021 no país, atingindo 88% de penetração entre a população.
Além dos benefícios para o trabalhador, as mudanças também são benéficas para os estabelecimentos, uma vez que a fluidez de compra ajuda a lidar com algumas dificuldades do dia a dia do negócio, como as filas extensas em horários de pico. Outro fato é que os pagamentos digitais seguem protocolos tão rígidos, que, ao utilizar este recurso, há uma “camada extra” de segurança nas transações financeiras, para varejistas e clientes. A proteção adicional é composta por protocolos de segurança, previstos no chamado PCI - Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento - ou PCI DSS (no universo online), que cria um ambiente de transmissão de dados seguro e criptografa as informações, além de proteger os dados do consumidor, do estabelecimento e da transação, reduzindo a ocorrência de fraudes e violações em todo o ecossistema de pagamento.
Por último, cabe destacar que meios de pagamentos diversificados, especialmente os digitais, possibilitam automatizar processos, reduzir gastos operacionais e, com isso, horas de trabalho. Além do aumento da eficiência, os formatos digitais promovem o controle do fluxo de caixa e aprimoram a gestão, o que diminui a probabilidade de erros. Isso tudo vai se refletir no atendimento ao cliente, gerando maior satisfação, fidelização e melhores resultados. Por isso, lembre-se de periodicamente atualizar sua maquininha para garantir o processamento de pagamentos por NFC.
Toda essa evolução demonstra uma tendência e o hábito crescente do consumidor que, a cada dia, tem se tornado mais criterioso em suas escolhas, inclusive quando o assunto é a forma como ele prefere fazer seus pagamentos. Por isso, é fundamental que os estabelecimentos também acompanhem esta realidade, para que o negócio prospere no mesmo ritmo que a tecnologia evolui.