Agora é o momento de falarmos sobre explorar os sentidos no seu estabelecimento!!!
Primeiro vamos comentar sobre o tato que deve ser levado em conta ao projetar um restaurante!
Este sentido pode ser explorado de diversas formas, pelas mãos, rosto e pés. Pois já é comprovado que as pessoas recebem muitos dados das propriedades táteis do ambientem e dos objetos existentes.
Dica de como aproveitar deste sentido para atrair clientes:
Utilize em uma mobília que seja confortável e que tenha uma textura e combine visualmente com a decoração do seu estabelecimento para trazer uma sensação de aconchego para o seu cliente.
Ainda sobre os sentidos, vamos explorar a audição!!
Sons são criados a partir de vibrações com variação de tom, timbre e volume. Ao projetar um ambiente, as vibrações existentes devem ser positivas. Ambientes barulhentos ou silenciosos precisam ser trabalhados porque ambos podem afastar clientes. Quem nunca esteve num local que algo incomodava mas não conseguia descobrir o que, e logo viu que era o som do lugar?
Aconteceu um estudo na França que comprovou que músicas altas estimulam o consumo de drinks, mas 25% das pessoas queixam-se do barulho extremamente alto nos restaurantes.
Então essa decisão sobre a quantidade de barulho no ambiente deve ser tomada com bom senso. E um conselho, saber a opinião do consumidor vale muito!!!
O conceito de bonito é relativo não é mesmo?! Mas e se eu disser que beleza inclui um sentimento de satisfação?!
Os restaurantes são lembrados por sua comida, atendimento e ambientação. Para criar um ambiente visualmente agradável e de fácil manutenção é preciso equilibrar temas, formas e estilos.
Dicas rápidas de como explorar a visão para atrair clientes: ?
- A cor é um elemento importante a ser observado. Pois existem tons que estimulam e inibem o apetite. Por exemplo cores quentes como laranja, amarelo e vermelho estimulam a vontade de comer enquanto tons de cinza e marrom inibem o apetite.
- Outro ponto que deve ser levado em consideração é a iluminação pois ela é capaz de afetar o comportamento humano de várias maneiras trazendo uma sensação de um ambiente agradável, espaçoso, relaxante e visualmente limpo.
Agora sobre o paladar!!
Que tal criar uma experiência única para o seu cliente, desde o momento que ele entra no seu estabelecimento até o pagamento da conta.
Mas a comida deve continuar sendo o grande destaque e ela precisa ter um contexto para ter ênfase. É essencial usar a comida para tornar a vivência do cliente no restaurante agradável e exclusiva.
Investir nisso, leva o cliente querer voltar mais e mais vezes!!
Vc sabia que aromas são armazenados na memória de longo prazo e é o sentido mais emocional do ser humano??!
Assim para criar um ambiente agradável para os clientes priorize os aromas de alimentos naturais com o objetivo de personalizar o espaço com essências. Mas é preciso ter equilíbrio... os perfumes no ambiente não podem ser muito fortes pq podem acabar sendo enjoativos!!
Um exemplo de como explorar o olfato em restaurantes é aproveitar o cheiro de um pão assado que traz uma sensação de conforto e acolhimento para o estabelecimento.Certeza que a barrica chega a roncar pensando no cheirinho do pão ne?!
Ficou alguma dúvida? Escreve pra gente que te ajudamos nessa!!
Layana Freitas 4 anos
Que ótimas dicas!