Dicas para abrir um bar bom e barato

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Separamos cinco dicas para te ajudar a abrir um bar bom e barato. Veja abaixo.

Se você tem o sonho de abrir o seu próprio negócio, empreender, mas tem dúvidas como: Por onde devo começar? Quais são os primeiros passos? O que devo fazer para ter algo estável e tangível? Este conteúdo é para você! Separamos cinco dicas valiosas para abrir um bar que seja bom e barato com base na experiência de Max Fonseca, proprietário do Chopp Camarão, em Natal – RN.

Confira abaixo cinco dicas valiosas para você começar:

  1. Plano de Negócio

É o elemento mais importante e também o ponto de partida. Há diversos modelos na internet, dentre eles se destaca o do Sebrae. Ele permite uma avaliação de todas as etapas necessárias para se abrir um bar em termos de legislação, projeções e outras demandas.

Por meio desse plano é que se desenha o negócio. Ele é fundamental porque gera uma orientação quanto a investimentos e necessidades a serem supridas, o que permite fazer, em seguida, um planejamento eficiente da implantação da empresa.

O projeto de implantação precisa estar alinhado com a legislação para que não seja inviabilizado, e é no plano de negócio que essa análise é feita, bem como a projeção dos futuros custos e de receita.

Dessa forma, elimina-se o risco de abrir uma empresa que não seja capaz de se sustentar em determinado prazo, poupando recursos que poderiam ser melhor investidos em um modelo diferente e mais acertado, com uma estrutura embasada por um plano de negócio.

  1. Escolha do local

Essa decisão leva em conta outras variáveis, como o público, que já precisa estar previamente definido. Para uma seleção adequada do local onde o bar irá funcionar, é importante que o público já esteja mapeado, de forma que o estabelecimento seja instalado próximo a essa clientela. Isso permite identificar se há realmente uma oportunidade de negócio.

  1. Decoração

Com o público estabelecido e o local definido, é hora de pensar na decoração. Ela precisa se ajustar bem com a estrutura da casa e ser atrativa para os clientes que irão frequentar o bar. Ela tem que ter a cara do público, o que gera identificação, bem-estar e interesse.

Envolve não apenas os aspectos mais práticos, mas também a música, a apresentação da comida e da bebida e objetos de decoração, como pôsters e outros elementos que devem remeter à cultura do seu público. O visual do bar tem esse papel de atrair os clientes, então é importante se atentar a ele.

  1. Fornecedores parceiros

Os fornecedores também devem ser identificados na fase de formulação do plano de negócio. A escolha precisa ser feita com base nas condições propostas pelo fornecedor, com atenção a dois pontos: a frequência da entrega dos insumos e o pagamento.

Para economizar, é interessante formar parceria com seus fornecedores. Assim, é possível trabalhar com o capital de giro do distribuidor sem sobrecarregar suas finanças e realizar o pagamento com um prazo melhor.

  1. Equipe

Ao abrir um bar, é possível que a experiência ainda não seja um dos seus pontos fortes. Por isso, é muito importante ter uma equipe de confiança que compense esse fator e que já traga um conjunto de experiências e técnicas desenvolvidas anteriormente.

No início, a capacitação dos funcionários pode ajudar a desenvolver o negócio de forma mais rápida. Contratar funcionários que ainda não tenham trabalhado no setor pode ser um risco e irá fazer com que o crescimento do bar ocorra de forma mais lenta.

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