Oporunidades e Desafios; A Importancia do Ponto Comercial.
A localização atua como um ponto de ancoragem para sua ideia, o que o ajuda a se sustentar neste competitivo mercado de alimentos e bebidas. Na verdade, é a coisa mais importante que você pode fazer pelo seu negócio. A localização geralmente desempenha um papel significativo na criação de preferência de marca e valor de marca junto aos clientes do entorno e de qualquer outro local. O “Ponto” tem de ser interessante
Antes de abrir seu estabelecimento com características de bar e ou restaurante tenha atenção aos seguintes pontos para evitar problemas e prejuízos:
- Defina o conceito do seu restaurante
- Crie um plano de negócios para o seu restaurante
- Pesquise opções de financiamento para o seu restaurante
- Registre seu negócio
- Obtenha licenças e autorizações necessárias para abrir um restaurante
- Selecione o local certo
- Selecione e escolha bem adequado os equipamentos do bar/restaurante
- Contrate a equipe alinhada com seus valores, principio e necessidades.
Buscamos aqui provocar a sua atenção para um ponto mais especifico; o local; o ponto em alguns pontos. Preste atenção e invista tempo em pensar e repensar e pesquisar a fundo sobre os seguintes pontos: rsrsrs são alguns “pontos” que irá ganhar.
- Público-alvo.
Para eleger o ponto ideal é preciso, primeiramente, conhecer muito bem o público-alvo do estabelecimento
Habitos, costumes e necessidades.
- Localização e concorrência.
Acesso ao local, segurança do entorno, quem são seus pares e quem são seus concorrentes. Quais caraterísticas representam as benesses neste entorno e em seu estabelecimento, o que busca você empreendedor e o que vai oferecer para seu publico alvo.
Estar próximo de outros serviços pode ser uma associação interessante, bancos 24 horas, supermercados, agências dos Correios. Ou até mesmo estar próximo à clinicas médicas, hospitais, pronto socorro, são pontos onde a conveniência facilita o fluxo de clientes
- Regularização.
Buscar pelos órgãos que são os competentes no seu tema. Estes irão orientar e legitimar sua atividade e suas ações; quais licenças necessárias e como é uso do zoneamento urbano, no caso das cidades e rural, no caso de atmosferas rurais; Alvarás e licenças.
- Visibilidade e acessibilidade.
Como o seu público chega até você? De carro, ônibus, a pé? Tudo isso deve ser considerado na hora da escolha de seu ponto comercial. Um estacionamento é importante para garantir a conveniência para quem quer comprar com você, principalmente se o seu público for de um poder aquisitivo maior.
Ou se o seu foco são produtos de alta circulação e baixos valores, pense em locais próximos a pontos de ônibus ou comércios de grande movimento, como lojas bem no centro comercial da cidade.
Acessibilidade para portadores de deficiência também é importante em qualquer situação.
Observar as vantagens e riscos sobre o local; se está no piso térreo ou superior, se está na cobertura, qual o tamanho do espaço útil disponível e se é necessário para seu negócio.
- Infraestrutura
Se há necessidade de obras de segurança e ou ajuste para seu funcionamento, de acordo com as normas vigentes no pais, no estado e as referentes ao município.
Lembre sempre de avaliar se os custos de locação, a luva que provavelmente você irá pagar na assinatura do contrato de locação, se encaixam no seu orçamento e se possibilitam o retorno do investimento no prazo idealizado em seu projeto.
A escolha do ponto comercial ideal para sua empresa é fundamental para o sucesso de seu negócio, portanto muita atenção nessa etapa. Ter um bom atendimento, bom preços, nem sempre é o suficiente se a localização não for a mais adequada.
A sua disciplina e ousadia, aliadas a humildade permitirão a você movimentos e ações planejadas que irão fortalecer sua decisão na hora de definir seu ponto comercial. O esforço vai valer a pena.
Para Mentoria, Consultorias e Eventos entre em contato: (31)99178-2233 e ou felipeleroy@gmail.com no Instagram: @felipeleroy