Como fidelizar clientes em bares e restaurantes: 6 Dicas Práticas

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Se você deseja fidelizar seus clientes, confira essas dicas que elaboramos para te ajudar!

Fidelizar clientes é um desafio para qualquer negócio, mas especialmente para bares e restaurantes, que enfrentam uma alta concorrência e uma baixa fidelidade dos consumidores. Por isso, é preciso investir em estratégias que criem um vínculo duradouro com o público e aumentem as chances de retorno e indicação. Neste artigo, vamos apresentar seis dicas práticas para fidelizar clientes em bares e restaurantes, baseadas em boas práticas do mercado e nas tendências de consumo. Vamos lá?

 

  • Você sabe responder agora, qual é o diferencial do seu negócio? Como já falamos, a concorrência no mercado é grande, então para que as pessoas não só escolham seu estabelecimento para ir, mas decidam voltar nele ao invés de escolher outro lugar para conhecer, ofereça uma experiência gastronômica diferenciada. Não basta servir uma comida saborosa, é preciso surpreender o cliente com uma receita nova, uma apresentação caprichada, um ambiente aconchegante e, de preferência, instagramável e um atendimento personalizado. Busque oferecer algo que o cliente não encontra em outro lugar.

 

  • Uma boa dica para quem está em busca de melhorar seus resultados é fazer uma autoavaliação do negócio no UP - uma solução gratuita que avalia os negócios de acordo com o que os consumidores apontam, como itens indispensáveis na hora de escolher qual bar ou restaurante ir. Em poucos minutos, você recebe um resultado e ainda pode comparar com outros bares e restaurantes da sua região e simular melhorias. Basta fazer um cadastro em upabrasel.com.br.

 

  • Crie um programa de fidelidade e recompensa: uma forma eficaz de incentivar o cliente a voltar ao seu estabelecimento é oferecer benefícios exclusivos, como descontos, brindes, cortesias ou pontos que podem ser trocados por produtos ou serviços. Crie um programa de fidelidade simples, transparente e atrativo, que valorize o cliente e estimule a sua frequência e o seu consumo.

 

  • Aquela famosa frase: quem não é visto, não é lembrado. Então, invista nas redes sociais do seu negócio: as redes sociais são ferramentas poderosas para divulgar o seu trabalho, interagir com o seu público, receber feedbacks e gerar engajamento. Mantenha uma presença ativa nas redes sociais, publique conteúdos relevantes e interessantes, responda aos comentários e mensagens, faça promoções e sorteios, compartilhe depoimentos de clientes satisfeitos e incentive-os a marcar o seu perfil ou usar a sua hashtag. Uma dica: estude sobre community manager, ter esse tipo de profissional no seu negócio, que saiba estabelecer um vínculo e um sentimento de pertencimento entre seus clientes e a sua marca, pode ajudar muito na fidelização.

 

  • Adote práticas sustentáveis: cada vez mais, os consumidores estão conscientes do impacto ambiental e social dos seus hábitos de consumo. Por isso, é importante mostrar que o seu negócio se preocupa com essas questões e adota práticas sustentáveis, como reduzir o desperdício de alimentos, usar embalagens biodegradáveis, apoiar produtores locais, doar alimentos excedentes para instituições sociais, entre outras. Isso pode gerar uma imagem positiva do seu negócio e fidelizar clientes que compartilham dos mesmos valores.

 

  • Peça feedbacks e avaliações: saber a opinião dos seus clientes é fundamental para melhorar o seu serviço, corrigir falhas, identificar oportunidades e satisfazer as suas necessidades e expectativas. Por isso, peça feedbacks e avaliações aos seus clientes, seja por meio de pesquisas de satisfação, comentários nas redes sociais ou plataformas especializadas. Além disso, mostre que você se importa com o que eles dizem, agradeça pelos elogios, resolva as reclamações e implemente as sugestões.

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Essas são algumas dicas de como fidelizar clientes em bares e restaurantes que você pode explorar no seu negócio. Para saber mais sobre o assunto, você pode consultar os seguintes artigos:

Como criar um programa de fidelidade para bares e restaurantes

Como montar um cardápio de drinks e coquetéis com a cara do seu negócio

Como produzir fotos que vendem

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Texto produzido com o apoio de: Paula Antonacci, coordenadora de marketing da Abrasel.

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