Instagram para restaurante: 7 dicas para melhorar o seu perfil
Kamilla Bitarães @ Blog Menu.com.vc
O seu restaurante já tem um perfil no Instagram? Com 69 milhões de usuários em 2019 no Brasil e o maior índice de engajamento entre as redes sociais, o Instagram é o queridinho do momento. De acordo com a Social Media Trends 2019, pesquisa realizada pela Rock Content, a rede cresce a cada ano e promete ter vindo pra ficar.
Com a constante inovação nos formatos de conteúdos e anúncios, o Instagram também tem apresentado uma adesão cada vez maior das empresas: no Brasil, o crescimento foi de 26% entre 2017 e 2019, ainda segundo dados do relatório.
Os bons números confirmam que o Instagram é, hoje, uma das redes sociais com mais potencial de investimento.
Mas não basta apenas ter um perfil na rede. É preciso saber usá-lo. Então, para ampliar sua estratégia de marketing e fazer o seu negócio conquistar mais sucesso no canal, separamos algumas dicas. Continue aqui com a gente!
Tenha um perfil profissional
Pode parecer básico, mas é fundamental: o seu restaurante precisa ter uma conta profissional. Isso porque a versão para empresas vai te auxiliar a avaliar os resultados da sua página e mostrar métricas valiosas para o seu restaurante, além de possibilitar a criação de anúncios.
Caso você já tenha criado uma página como usuário normal e queira migrar para a versão para empresas, basta ir em “Editar perfil” e clicar em “Mudar para conta profissional”. A partir daí, é só seguir o passo a passo.
Além de profissional, o perfil também precisa ser bem feito e completo. Nossa check list pode te ajudar com isso:
Adicione o nome do seu negócio, lembre que ele precisa ser algo fácil de lembrar;
Adicione uma foto no perfil de boa qualidade e que seja facilmente reconhecível como sua marca;
Escreva uma descrição que defina o propósito do seu restaurante;
Inclua um link na descrição: ele pode levar para o seu site, direto para o whasapp ou para o seu cardápio, por exemplo.
Disponibilize seu cardápio
Facilidade e praticidade: duas palavras-chave para as buscas dos consumidores de hoje. Por isso, é importante que seu cardápio esteja ao alcance – fácil – dos usuários, para que eles possam navegar pelos seus produtos, consultar os preços e, assim, fazer um pedido.
Você pode disponibilizá-los no link da bio, como citamos anteriormente, ou, ainda, divulgar nos “destaques“, os stories fixados.
Capriche nas fotos, mas não exagere nos filtros
“Uma imagem vale mais que mil palavras”. Em se tratando de Instagram para um restaurante, essa frase faz ainda mais sentido. Imagens de boa qualidade tornam o seu perfil mais atraente e fazem toda a diferença no engajamento dos usuários da rede.
Para isso, tire fotos de todos os ângulos, crie composições diferentes e capriche na iluminação. Quanto a esse último, lembre-se que a luz natural do dia costuma ser a melhor iluminação para qualquer fotografia de comida. Sendo assim, não tenha medo de mover seu prato para perto da janela ou de uma porta, por exemplo.
Além dos seus pratos, você também pode capturar imagens convidativas do interior do seu restaurante e da sua equipe em ação. Ao mostrá-la, certifique-se de que os integrantes estão seguindo as recomendações dos órgãos de saúde e praticando os procedimentos corretos de segurança alimentar. Assim, você evita qualquer feedback negativo.
Por último, mas não menos importante: não exagere nos filtros.
Recompense seus seguidores
Essa é uma boa forma para ganhar novos seguidores e fidelizar os atuais. Você pode, por exemplo, oferecer códigos exclusivos de desconto para quem te segue ou realizar sorteios.
Com isso, você gera interesse sobre sua marca e dá ainda mais motivos para que seus clientes fiquem sempre atentos para conferir as novidades do seu restaurante.
Engaje com seu público
Uma dica que vale não só para o Instagram de um restaurante, mas para todos os outros estabelecimentos. Criar um engajamento com seu público é fator essencial para humanizar sua marca e mostrar aos seus clientes que você realmente se importa.
Para isso, curta fotos que mencionem o seu restaurante, comente em posts de clientes e use hashtags relevantes e populares que estejam ligadas ao seu nicho.
Isso pode ser um diferencial do seu restaurante, além de atrair novos seguidores.
Use os stories
Esse conteúdo, que aparece no topo do feed do usuário, pode ser uma boa oportunidade para evitar o excesso de postagem em seu feed, além de
permitir que o usuário acompanhe novidades em tempo real.
Os stories têm altas taxas de visualização por parte dos usuários e podem ser uma oportunidade de se aproximar do seu público e criar, assim, uma intimidade com o seu restaurante. Para despertar esse sentimento de inclusão, você pode, por exemplo:
Mostrar a rotina do seu restaurante;
Divulgar a oferta do dia;
Cobrir eventos (quando eles voltarem a acontecer);
Compartilhar suas receitas mais populares;
Mostrar a criação de um prato em tempo real;
Contar sobre as origens e as curiosidades que envolvem os seus pratos;
Mostrar o antes e o depois do processo;
Realizar sorteios.
Faça vídeos ao vivo
De acordo com o próprio Instagram, houve uma aumento de 70% no número de lives realizadas na rede, desde o início da pandemia. A audiência também tem crescido, o que demonstra que os vídeos ao vivo fazem sucesso entre os usuários.
As taxas de engajamento dos vídeos ao vivo são boas e os clientes podem interagir em tempo real com o seu restaurante, por meio de mensagens e emojis, e, assim, estabelecer uma conexão mais forte com a sua marca.
Você pode aproveitar a oportunidade para divulgar novidades exclusivas, por exemplo, ou, ainda, mostrar o processo de produção de algum prato especial.