Já sabemos que não há riscos de se contaminar por Covid-19 consumindo alimentos, e que a quarentena determinada para algumas atividades teve como objetivo a contenção da disseminação do vírus.
Os cuidados com a saúde dos manipuladores não pode ser neglicenciada. A indústria de alimentos deve ter implementado no seu programa de boas práticas, o POP (Procedimento Operacional Padronizado) para Saúde dos Manipuladores e além disso implementar outras medidas de prevenção, como:
✅ Comunicação com os colaboradores: adotar uma comunicação clara sobre as medidas tomadas pela empresa para a contenção do vírus no ambiente de trabalho.
✅ Monitoramento do estado de saúde dos colaboradores: Diariamente avaliar e conscientiza-los a informar seu estado de saúde em caso de sentir alguns dos sintomas da doença ou quando tiverem contato com familiares ou outras pessoas contaminadas.
✅ Orientação a liderança e supervisores: se o colaborador apresentar sintomas durante o período de trabalho, deve-se ter diretrizes implementadas para agir diante da situação, de acordo com a recomendação do MS.
✅Distanciamento no local de trabalho: promover o distanciamento dos colaboradores é uma medida efetiva, por isso estudar meios como por exemplo, aumento do número de turnos, intercalar ou espaçar estações de trabalho, entre outras medidas de acordo com a operação.
✅ Boas práticas para segurança de alimentos: os programas de pré-requisito devem estar alinhados nesse momento. Ressaltar a todos a importância dos procedimentos de higiene ambiental, equipamentos e utensílios, asseio pessoal dos manipuladores, cuidados no uso de EPI e higiene das mãos, comportamento durante o uso de refeitório também devem ser lembrados.